• Jhonathan #Relacionamento

RELAÇÃO AMOROSA: UMA TÉCNICA EFICAZ PARA REDUZIR OS CONFLITOS



Você sabia que a maioria absoluta dos conflitos (guerras relacionais) da RA começa pela CRIMINALIZAÇÃO do Parceiro (a)?


Criminalizar (O núcleo/centro dos conflitos), neste contexto, significa acusar e sentenciar o parceiro. Ele é culpado.


A tendência é que o parceiro fique numa posição de defesa e, só aguardando o momento para lançar seus argumentos.


Qual a consequência? Como nem o parceiro (acusado) e nem tampouco a advogada de acusação (a que criminaliza) darão o braço a torcer, o “inferno relacional” é criado.


Segue uma técnica que irá te ajudar na comunicação e, assim, apagar a fogueira do conflito.


Ao invés de Criminalizar o que o parceiro fez, narre o que aconteceu e como se sentiu.


Por exemplo, se você acredita que seu parceiro não tira tempo para vocês saírem juntos, ao invés de você dizer “você prefere os seus amigos a ficar comigo”, diga: “Quando você prefere sair sempre com seus amigos, eu me sinto em segundo plano; eu me sinto triste”.


A primeira frase tem um teor de acusação e criminalização. Ela alimentará o conflito, pois, a tendência é o parceiro buscar se defender. O objetivo último é punir o parceiro. Aqui ninguém se responsabiliza, pois, a culpa é sempre do outro.


A segunda frase tem um teor de narrativa e de responsabilização. Ela alimentará o diálogo e a compreensão. Deste modo, o conflito tende a nem iniciar. O objetivo último é resolver o problema juntos, como um casal. Aqui ambos se responsabilizam pela parte que os cabe.


Os conflitos sempre existiram, pois, como são pessoas diferentes e dificuldades diferentes, haverá divergências. Entretanto, isto não é necessariamente um problema.


Entretanto, quanto menos conflito, melhor, pois, quanto maior e mais intenso forem eles, maior tende a ser o desgaste na relação e, de igual forma, o amor vai sendo corroído. Infelizmente, às vezes, a relação termina com muitas mágoas.


Não precisa ser assim. Quando eles acontecerem, é preciso saber gerenciá-los, utilizando-os como um meio de elevar o padrão da relação. De forma que eles se tornem uma fonte de desenvolvimento e amadurecimento para a relação, bem como, para cada um dos envolvidos.


Não é o caminho mais fácil, entretanto, é o mais RECOMPENSADOR.


Se o que foi discutido até aqui tiver feito sentido e estiver disposta a ter uma conversa com seu parceiro, estará dando um excelente passo no caminho de uma relação saudável e enriquecedora.


INSIGHT MESTRE: A criminalização é o núcleo dos conflitos, portanto, a medida que ela é reduzida (ou eliminada), ela não contaminará a relação. Assim sendo, abre-se espaço para o diálogo ao invés do "duálogo" (guerra relacional).


Para concluir, não é o que você diz, mas, como você diz e suas atitudes posteriores que contam. Atente-se para o tom de voz (se é autoritário e arrogante), os gestos e a postura corporal.


Uma comunicação eficaz favorece a construção de uma relação amorosa saudável.


Caso os conflitos estejam acabando com sua relação e as coisas saíram do controle, a sugestão é procurar a TERAPIA DE CASAL.


Se houver interesse, é só chamar no WHATSAPP (CLIQUE NO ÍCONE DO LADO ESQUERDO DA TELA)


Cuidando de sua saúde Emocional,

Jhonathan Moreira Germano

Psicólogo Clínico

CRP 16/6304



FOCO DO TRABALHO

Meu nome é Jhonathan Moreira Germano, Psicólogo com foco em relação amorosa e saúde emocional feminina, e eu ajudo você a construir uma relação amorosa de qualidade, bem como, a proteger suas emoções, elevar sua autoestima e se autoconhecer e, assim, desfrutar de uma "vida boa". Se tiver interesse de vivenciar um processo transformador e/ou saber mais:

1- Clique no ícone do WhatsApp (lado esquerdo da tela)

#saudeEmocional #mulherconsciente #psicoterapiatransforma #relacaoAMOROSASaudavel #PsicoterapiaIndividual #AtendimentoOnline #AtendimentoDomiciliar #TerapiaDeCasal


BIOGRAFIA

Jhonathan Moreira Germano é Psicólogo Clínico (CRP 16/6304) e Especialista em Psicologia Analítica (em andamento). Formação em Psicologia Clínica e hipnose Clínica. Ele atua em Clínica Particular, como psicoterapeuta e terapeuta de casal, com foco em ajudar suas clientes a protegerem suas emoções, a elevarem sua autoestima, a administrarem seus pensamentos e se autoconhecerem, bem como, auxilia casais a construírem relações amorosas de qualidade, uma vez que quanto mais sucesso obterem nessas áreas, mais a felicidade, a saúde e o bem-estar pleno tenderão a ser uma realidade. E, assim, num dia após o outro, tenderão a construir uma vida boa e a assumir o protagonismo de suas vidas. Desde 2010 se dedica a estudar as dinâmicas e as especificidades das relações humanas. É autor do livro Investindo em Relacionamentos: Autoconhecimento e amor próprio são essenciais (2017), que já vendeu mais de cinco mil exemplares. Ministra Palestras sobre relacionamentos e saúde emocional.


[SAIBA MAIS ]

17 visualizações
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

 Contatos: contato@jhonathanmoreira.com.br  | +55 27 997309233

Ed. Royal Center, Av. Nossa Senhora da Penha, 565 - Santa Lúcia, Vitória-ES
© Copyright 2015-2023.  Todos os Direitos Reservados a Jhonathan Moreira.