• Jhonathan #Relacionamento

[PSICOTERAPIA É UMA CONVERSA - É SÉRIO ISSO, PRODUÇÃO?]

Atualizado: 18 de Set de 2019

Olá... Tudo bem?


Eim... Você ou alguém que você conhece tem a curiosidade de saber "Se quem vai a psicoterapia vai lá para "bater um papo cabeça" (conversa) com o Psicoterapeuta?"


...Se a resposta for "sim", então convido a você a continuar a leitura e embarcar comigo nesta viagem esclarecedora... Assim espero (Rs).


...Se a resposta for "não", então eu lhe convido também...


Vamos lá!


[VOU À PSICOTERAPIA SÓ PARA CONVERSAR COM O PSICÓLOGO(A)?]

Ouvi (e ouço) por diversas vezes a seguinte frase "vou para o psicólogo só para conversar, prefiro conversar com meu amigo (a)".


"Jhonathan, como você se sente ao ouvir isso?", você que lê, pergunta.


Lamento, pois, é uma perspectiva equivocada. É uma espécie de telefone sem fio, isto é, uma pessoa fala para outra; e outra fala para outra... e assim sucessivamente.


E tais pessoas nunca passaram (as que me relataram tal frase, não) por um processo psicoterapêutico e nem tampouco conversaram com alguém que já passou pelo processo. Compreende?


Elas apenas repetem o que outros já disseram, sem questionar.


Então... Para esclarecer o mal entendido:


As pessoas que pensam assim não estão totalmente erradas, entretanto, há um grande equívoco. Calma... A partir de agora ficará claro.


Se o processo psicoterapêutico for visto como um conversa, deve-se pô-la com uma conversa dinâmica, reflexiva, "viva" e, o mais importante, com um...


PROPÓSITO CLARO. Assim sendo, no processo as intervenções têm coerência, direção e sentido.


Por que?


Porque nesta conversa, o Psicólogo inicia um processo de investigação que lançará mão de uma escuta atenta/refinada, fará observações analíticas (expressões e gestos), como também, utilizará técnicas (verbal, expressiva, entre outras) comprovadas cientificamente, para buscar o "não manifesto ou a causa de determinada inadequação ou patologia" (o simbolo, no caso da Psicologia Analítica).


Além disso, sempre dentro do contexto historiográfico (colhido na anamnese) daquele cliente específico.


E, assim, vai apreendendo "material" para compreender o analisando (e suas demandas) e, de forma dosada, vai devolvendo de forma interventiva. Com o passar das sessões, o cliente, com auxílio do psicoterapeuta, vai tomando consciência de suas questões [AMPLIA A CONSCIÊNCIA] e...


Ressignificando-as e, deste modo, ao seu tempo, vai modificando hábitos, comportamentos, pensamentos e sentimentos e, assim, transformando: a si mesmo e aquilo que o aflige.


E, se não for possível mudar a situação, o psicoterapeuta o ajudo a desenvolver "um modo operante" que seja adaptativa, saudável e funcional.


Portanto, reitero: não é uma simples conversa; não é só uma conversa comum. Está muito além... A psicoterapia pode ser o começo de uma nova história!

E AGORA... PSICOTERAPIA É SÓ CONVERSA?


Se puder, compartilhe, comente...Interaja!


Cuidando de sua saúde mental e relacional,

Psicólogo Clínico

Jhonathan Moreira Germano

CRP 16/6304

FOCO DO TRABALHO

Meu nome é Jhonathan Moreira Germano, Psicólogo com foco em relacionamento e saúde emocional feminina, e eu ajudo você a construir uma relação amorosa de qualidade, bem como, a proteger suas emoções, elevar sua autoestima e se autoconhecer e, assim, desfrutar de uma "vida boa". Se tiver interesse de vivenciar um processo transformador e/ou saber mais:

1- Clique no ícone do WhatsApp (lado esquerdo da tela


#saudeEmocional #mulherconsciente #psicoterapiatransforma #relacaoAMOROSASaudavel#PsicoterapiaIndividual #AtendimentoOnline #AtendimentoDomiciliar #TerapiaDeCasal

BIOGRAFIA

Jhonathan Moreira Germano é Psicólogo Clínico (CRP 16/6304) e Especialista em Psicologia Analítica (em andamento). Formação em Psicologia Clínica e hipnose Clínica. Ele atua em Clínica Particular, como psicoterapeuta e terapeuta de casal, com foco em ajudar suas clientes a protegerem suas emoções, a elevarem sua autoestima, a administrarem seus pensamentos e se autoconhecerem, bem como, auxilia casais a construírem relações amorosas de qualidade, uma vez que quanto mais sucesso obterem nessas áreas, mais a felicidade, a saúde e o bem-estar pleno tenderão a ser uma realidade. E, assim, num dia após o outro, tenderão a construir uma vida boa e a assumir o protagonismo de suas vidas. Desde 2010 se dedica a estudar as dinâmicas e as especificidades das relações humanas. É autor do livro Investindo em Relacionamentos: Autoconhecimento e amor próprio são essenciais (2017), que já vendeu mais de cinco mil exemplares. Ministra Palestras sobre relacionamentos e saúde emocional.[SAIBA MAIS ]

E-BOOKS GRATUITOS (para baixar clique nas imagens abaixo)
















43 visualizações
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

 Contatos: contato@jhonathanmoreira.com.br  | +55 27 997309233

Ed. Royal Center, Av. Nossa Senhora da Penha, 565 - Santa Lúcia, Vitória-ES
© Copyright 2015-2023.  Todos os Direitos Reservados a Jhonathan Moreira.