• Jhonathan #Relacionamento

"TRAIÇÃO AMOROSA": MULHER, COMO VOCÊ PODE SUPERÁ-LA (E AINDA SAIR FORTALECIDA)?

Atualizado: 30 de Mai de 2019



## INTRODUÇÃO


A dor de ter sido traída por um par amoroso é similar “à dor de uma queimadura de terceiro grau; é uma dor aguda”, dizem algumas mulheres. Elas têm razão. É uma ruptura abrupta. Perdas, de modo geral, são dolorosas.

A traição promove uma sensação de perda devastadora e, somado a ela, surge à sensação de vazio. Por esse e outros motivos, é uma “senhora dor”.


Entretanto, ela é superável e se ganha boas oportunidades por meio dela. Que oportunidades? Leia até o final e descobrirá. Precisa ler tudo, senão, não fará sentido. O texto tem um encadeamento lógico: início, meio e fim. Vai valer a pena!


Interessou-se? Já foi traída? Está difícil superar? Não sabe mais o que fazer?


Se “Não”. Então, a sugestão é: envie o texto para alguém que já tenho sido.


Se “Sim”, então as linhas que se seguem abaixo poderá te ajudar muito. Talvez, até mesmo, abrir caminho para superar a experiência de ter sido traída.



## COMO LIDAR COM A TRAIÇÃO AMOROSA


Baseado em minha prática clínica e em minhas pesquisas, se a mulher traída (MT) quiser vencer a dor da traição, precisará mudar de perspectiva em relação à traição. Sentir-se injustiçada, vítima e com raiva, é legítimo (respeito quem se sente assim), mas não ajuda a superar o que aconteceu. Só intensifica a dor.


Na verdade, a mulher se sente como se estivesse aprisionada no calabouço do desespero, no qual estará acorrentada pelas correntes do desânimo, bem como, pela cortante sensação de inferioridade e desvalorização. Se sente paralisada; acha que é fim.


Não é real. Entretanto, a condição mental e emocional que ela se coloca, favorece uma percepção reducionista e distorcida da realidade. É preciso superar tal condição. Esta condição a leva a adoecer, física e psiquicamente.


Neste sentido, se a MT não superar a traição e, em seguida, entrar numa nova relação (o que é comum, infelizmente), a tendência é que ela, a pessoa traída, comece a ver traição onde não há.


É comum: o parceiro atual não dar motivo nenhum para desconfiança, entretanto, a MT insiste em dizer que ele está traindo-a. Por quê?


Porque, como não superou a traição, rememora a dor da traição da relação anterior e a transfere para a relação atual e, assim, fica na expectativa de que será traída novamente. Deste modo, surgem emoções “ruins” que a levam a falar e se comportar de maneira hostil, prejudicando a relação e potencializando ainda mais a sua dor.


No geral, não é por maldade, mas por desconhecimento, pois, a MT está sendo conduzida por forças que ela desconhece e nem se dá conta que existem. Onde as emoções e a imaginação dela vão, aí ela segue.


Portanto, a vida dela tende a ser controlada pelas emoções oriundas da traição da relação anterior, ainda que tenha se passados meses, anos e, até mesmo, décadas. O fantasma da traição o persegue 24 horas por dia, durante os 365 dias de cada ano.


Assim sendo, ela é conduzida por essa dor. Se ela não for tratada ou buscar meios por ela mesma, a tendência é ter um relacionamento ruim ou, até mesmo, vir a terminar, uma vez que, a pessoa atual, talvez, não suporte ser acusada por algo que ela não faz e nem pensa em fazer.


Além disso, essa dor passa a influenciar outras áreas da vida da MT, intensificando ainda mais a situação.


Não precisa ser assim. Continue lendo, abaixo segue o caminho das pedras para superar a traição. Respire fundo... Seguindo!


A dor causada pela traição se for bem vivida, aceita e compreendida, tende a se tornar um renascimento, ou seja, uma oportunidade para obter um grande encontro. Com quem? Consigo mesma, ou seja, “da MT com a MT”. Qual o possível resultado desse encontro?


Renovação e transformação.


Uma traição pode se tornar uma oportunidade de transformação.


É verdade?


Sim, A MT pode renascer como pessoa – mais forte; mais consciente do próprio valor; disposta a construir um projeto de vida claro; passar a cuidar e investir em si mesma; elevar sua autoestima, etc. - após uma traição.


Acredite, é possível. Totalmente Possível. Se a MT quiser, construir estratégias e agir, a tendência é superar.


Lembre-se: A maior traição nunca será do outro, mas de si mesmo. “Não se traia ao ser traída.”

Assim sendo, o mais importante não é o que aconteceu, mas sim, a interpretação e as ações diante do que aconteceu.


A MT não é o que aconteceu com ela, mas o que ela faz com o que aconteceu.


Será que é justo permitir que uma experiência (a traição) determine como será a sua vida para sempre? Será justo que a traição se torne um “Deus” – que controla como se sente, pensa e age?

Sempre se terá uma escolha. Espero que a MT faça uma boa escolha.


Ela merece viver mais e melhor, entretanto, para tal é essencial que supere a traição ao ponto de utilizar tal experiência para renascer como pessoa, bem como, uma oportunidade de construir uma ótima relação amorosa (no futuro) e emoções saudáveis.


É preciso dar um destino à traição, ou melhor, dar um sentido, caso contrário, o seu fantasma continuará a atuar. Fingir não adianta. É preciso encarar o fato de frente e, assim, gradativamente, superá-la.


Deste modo, a tendência é que a MT tenha uma vida boa.


Para concluir, uma traição não é o fim, todavia, pode ser o começo de uma nova história, que é vivida por uma nova mulher. Tudo dependerá do olhar e da ação diante da experiência.


Se estiver difícil superar sozinha, então busque ajuda profissional. Saiba mais:

1- Clique no ícone do WhatsApp (lado esquerdo da tela)


Até Breve!


Cuidando de sua saúde mental e emocional,

Jhonathan Moreira Germano

Psicólogo Clínico

CRP 16/6304

FOCO DO TRABALHO


Meu nome é Jhonathan Moreira Germano, Psicólogo com foco em relação amorosa e saúde emocional feminina, e eu ajudo você a construir uma relação amorosa de qualidade, bem como, a proteger suas emoções, elevar sua autoestima e se autoconhecer e, assim, desfrutar de uma "vida boa". Se tiver interesse de vivenciar um processo transformador e/ou saber mais:

1- Clique no ícone do WhatsApp (lado esquerdo da tela)


#saudeEmocional #mulherconsciente #psicoterapiatransforma #relacaoAMOROSASaudavel

#PsicoterapiaIndividual #AtendimentoOnline #AtendimentoDomiciliar #TerapiaDeCasal



BIOGRAFIA


Jhonathan Moreira Germano é Psicólogo Clínico (CRP 16/6304) e Especialista em Psicologia Analítica (em andamento). Formação em Psicologia Clínica e hipnose Clínica. Ele atua em Clínica Particular, como psicoterapeuta e terapeuta de casal, com foco em ajudar suas clientes a protegerem suas emoções, a elevarem sua autoestima, a administrarem seus pensamentos e se autoconhecerem, bem como, auxilia casais a construírem relações amorosas de qualidade, uma vez que quanto mais sucesso obterem nessas áreas, mais a felicidade, a saúde e o bem-estar pleno tenderão a ser uma realidade. E, assim, num dia após o outro, tenderão a construir uma vida boa e a assumir o protagonismo de suas vidas. Desde 2010 se dedica a estudar as dinâmicas e as especificidades das relações humanas. É autor do livro Investindo em Relacionamentos: Autoconhecimento e amor próprio são essenciais (2017), que já vendeu mais de cinco mil exemplares. Ministra Palestras sobre relacionamentos e saúde emocional.


[SAIBA MAIS ]

23 visualizações
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

 Contatos: contato@jhonathanmoreira.com.br  | +55 27 997309233

Ed. Royal Center, Av. Nossa Senhora da Penha, 565 - Santa Lúcia, Vitória-ES
© Copyright 2015-2023.  Todos os Direitos Reservados a Jhonathan Moreira.